O projeto O Contágio pela Leitura, realizado no município de Água Nova (RN), é desenvolvido por 25 profissionais; entre eles pedagogos, professores, alunos de escolas municipais, pais e estudantes universitários que promovem a leitura prazerosa por meio de ações voltada para a formação do leitor na comunidade. Nessa perspectiva, temos como foco a leitura assídua, no sentido de incorpora-la no dia a dia como algo prazeroso, levando assim os conhecimentos para todos os aspectos da vida.

A iniciativa conta com um ponto de leitura, o qual é aberto semanalmente e atende, aproximadamente, 150 crianças e adolescentes. O acervo da biblioteca chega a 4 mil livros de diversos gêneros e naturezas, entre eles, literatura de cordel, literatura clássica, infantojuvenil, brasileira, estrangeira, ficção e infantil. O ponto de leitura tem parceria com as escolas, pois, de acordo solicitações, os mediadores de leitura vão às escolas e trazem alunos até a nossa biblioteca comunitária.

O projeto é desenvolvido pela associação comunitária Voluntários da Leitura fundada em 2013. A entidade surgiu em função do projeto, que é realizado pelo grupo fundador desde 2009.