O Programa
A ação, uma parceria entre Itaú Social, UNICEF e Cenpec, tem como objetivo realizar formação e fomento financeiro a Organizações da Sociedade Civil que promovem educação integral e inclusiva de crianças e adolescentes para o aprimoramento de sua prática e o alcance de resultados de qualidade.
O que é a formação?
A formação no Programa acontece em dois momentos. Na inscrição, por meio do percurso formativo on-line com atividades reflexivas e práticas a serem realizadas pelas OSCs que aderirem ao Programa. Esse percurso as ajudará a elaborar Planos de Intervenção no território. Na implementação desses planos, a formação consiste em assessoria técnica às 40 OSCs selecionadas.
O que é o fomento financeiro?
O fomento financeiro é o repasse de recursos de até R$ 100.000,00 para cada uma das OSCs selecionadas implementarem seus Planos de Intervenção pelo período de 18 meses.
Como medir os resultados de uma educação integral de qualidade?
As ações e os resultados definidos nos Planos de Intervenção devem considerar os três eixos do Programa: desenvolvimento institucional; desenvolvimento integral de crianças e adolescentes; e articulação no território, de acordo com os desafios vividos pelas organizações.
Conheça as 40 OSCs selecionadas para o Programa Itaú Social UNICEF:
Saiba mais sobre as 40 Organizações da Sociedade Civil (OSCs) selecionadas para o Programa Itaú Social UNICEF.
Neste mapa, você encontrará o nome, a localização a temática e os objetivos do Plano de Intervenção de cada organização.

Associação Beneficente Vida Nova

Temática
Acolhimento institucional
Plano de Intervenção
Fomentar a intersetorialidade na articulação de saberes, potencialidades e experiências na construção de intervenções compartilhadas, estabelecendo vínculos, com desfragmentação de ações e serviços, visando à construção e articulação de redes cooperativas e resolutivas.
Várzea Grande – MT
Associação Camará Capoeira

Temática
Exclusão escolar e vulnerabilidade social
Plano de Intervenção
Criação do Observatório Camará Educação Integral, com o objetivo de reunir as informações existentes sobre atividades de desenvolvimento da educação Integral, desenvolvimento institucional, articulação no território e diversidade na cidade de Ponta Porã.
Ponta Porã – MS
Associação Caminhando Para Mais Um Sonho

Temática
Crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade
Plano de Intervenção
Fortalecer os direitos de 200 crianças e adolescentes da periferia de Várzea Grande, com foco na articulação de ações entre a instituição, o poder público e a comunidade, por meio da educação integral e inclusiva, agregando valores culturais, esportivos e artísticos.
Várzea Grande – MT
Associação Laços de Bem

Temática
Exclusão escolar
Plano de Intervenção
Promover educação integral e inclusiva das crianças e adolescentes da comunidade em torno do território da Associação Laços de Bem, através da valorização da sua identidade cultural regional, pela formação musical e expressão corporal gratuita e de qualidade.
Catalão – GO
Fundação Terezinha Mendes

Temática
Atividades artístico, culturais e esportivas
Plano de Intervenção
Executar ações continuadas, gratuitas, de caráter social, educacional e/ou cultural, visando a prevenção de vulnerabilidades e riscos, a inclusão social, o desenvolvimento humano e social, a autonomia, a proteção social e a garantia de direitos dos participantes.
Cáceres – MT
Instituto Desportivo da Criança

Temática
Distorção idade-série e exclusão escolar
Plano de Intervenção
Potencializar os programas sociais nas escolas públicas conveniadas, com atividades que ampliem as habilidades de leitura para desenvolver competências cognitivas e agregar no desempenho escolar de 650 crianças e adolescentes, com acesso ao esporte e educação musical.
Cuiabá – MT
Instituto RessoArte

Temática
Qualificação profissional
Plano de Intervenção
Viabilizar instrumentos para que a organização se torne referência em inovação social no território por meio de ações articuladas e em rede, mobilizando atores locais e influenciando a elaboração de políticas públicas de desenvolvimento sociocultural e educacional.
Anastácio – MS
Organização das Voluntarias de Goiás

Temática
Qualificação profissional
Plano de Intervenção
Criar o laboratório de inclusão multimídia “Luz, Câmera e Conexão” para desenvolver competências comportamentais, emocionais, cognitivas e sociais da comunicação, através de acesso às tecnologias de informação e comunicação por meio de oficinas presenciais e online.
Goiânia – GO
ABENAIYA

Temática
Identidade, memória, raça/etnia
Plano de Intervenção
Consolidar o protagonismo de crianças, adolescentes e jovens engajando-os num processo de conscientização e ação cidadã, autoconhecimento, construção de relações empáticas, valorização da diversidade e da memória pessoal e coletiva.
Simões Filho – BA
Associação de Agricultores Alternativos

Temática
Ações socioeducativas
Plano de Intervenção
Fortalecer o trabalho em rede, através da consolidação de parcerias ano território, buscando minimizar os impactos da exclusão social de crianças e adolescentes no tocante à garantia de seus direitos.
Igaci – Al
Associação Educativa Livro em Roda

Temática
Formação de leitores de mundo
Plano de Intervenção
Promover ações que contemplem a formação integral de crianças e adolescentes, tendo como eixo organizador a literatura infantil e juvenil, no que diz respeito à fruição cultural e ao desenvolvimento intelectual, visando o conhecimento e o respeito à diversidade.
Conde – PB
Centro de Defesa dos Direitos Humanos Dom Oscar Romero – CEDHOR

Temática
Formação humana das crianças e adolescentes
Plano de Intervenção
Cooperar com a formação humana de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, sem discriminação de sexo, raça ou religião, contribuindo para a valorização das diferentes identidades e da garantia de direitos.
Santa Rita – PB
Centro de Documentação e Comunicação Popular – CECOP

Temática
Direito à comunicação, Memória e registro histórico, educação integral
Plano de Intervenção
Fortalecer práticas educativas e culturais que trabalhem a diversidade no desenvolvimento integral. Promover o desenvolvimento do território, a formação de lideranças, o trabalho colaborativo e a ampliação das parcerias, com foco na construção de um Museu Quilombola.
Caicó – RN
Centro de Educação e Organização Popular – CEOP

Temática
Pertencimento ao território; educação e diversidade
Plano de Intervenção
Fortalecer a sensação de pertencimento ao território por parte das crianças e adolescentes e instrumentalizar a equipe do CEOP para construção do conhecimento e de práticas que respeitem os direitos da população LGBTQIA+.
Picuí – PB
Centro Projeto Axé de Defesa e Proteção à Criança e ao Adolescente

Temática
Capacitação profissional e crianças e adolescentes em situação de rua
Plano de Intervenção
Promover espaços de formação para impulsionar a autonomia de crianças, adolescentes e suas famílias, na valorização e fruição das potencialidades de seu território, considerando a diversidade cultural, biológica, étnica, racial, sexual, linguística, religiosa.
Salvador – BA
CIPÓ – Comunicação Interativa

Temática
Formação humana e integrada de adolescentes
Plano de Intervenção
Estabelecer um programa de formação integrada dos projetos considerando: diversidade dos territórios; consolidação de currículo comum com percurso formativo que permita sub-percursos; e observação de limites e potencialidades dos recursos de cada indivíduo.
Salvador – BA
Instituto de Arte e Educação Circo Multicor

Temática
Garantia de direitos e diversidade
Plano de Intervenção
Ampliar a articulação entre pessoas, espaços e saberes para ofertar lugares de participação comunitária, com foco no desenvolvimento integral e no protagonismo de crianças e adolescentes no enfrentamento às diferentes formas de violência, discriminação e preconceito.
Beberibe – CE
Lar Santa Maria

Temática
Formação humana das crianças e adolescentes
Plano de Intervenção
Promover o desenvolvimento integral e o protagonismo de crianças e adolescentes em suas comunidades, fomentando a diversidade e a cidadania. Diversificar ferramentas e estratégias de educomunicação para aperfeiçoar a gestão participativa e sustentável.
Itiúba – BA
ONG PASPAS – Profissionais da Área de Saúde Promovendo Ações Sociais

Temática
Formação integral das crianças e adolescentes
Plano de Intervenção
Favorecer a formação integral de crianças, adolescentes e jovens por meio do esporte e cultura, bem como combater o preconceito e valorizar a diversidade por meio da capacitação de profissionais e parceiros da PASPAS.
Teixeira de Freitas – BA
Projeto Oxente

Temática
Desenvolvimento da autonomia e protagonismo
Plano de Intervenção
Desenvolver o protagonismo e autonomia das famílias de crianças e adolescentes através de ações culturais, artísticas, tecnológicas, empreendedoras e da área de saúde, cuidando das pessoas como um todo, abrangendo a atenção à saúde emocional, física, mental e social.
Vitória da Conquista – BA
Ação Social Arquidiocesana de Palmas – ASAP

Temática
Ampliação do repertório sociocultural
Plano de Intervenção
Garantir às crianças e adolescentes negras maior vivência no território, contribuindo para uma formação participativa e emancipatória, considerando a diversidade cultural, inclusão social, protagonismo e o enfrentamento da discriminação e violência de gênero e raça.
Palmas – TO
ACSSUS

Temática
Desenvolvimento de ações artísticas, culturais e educacionais
Plano de Intervenção
Desenvolver ações socioeducativas com crianças, adolescentes e jovens, envolvendo as famílias, o território e suas diversidades, e instituições parceiras, a fim de promover o desenvolvimento institucional e integral de todos os envolvidos.
Parintins – AM
Associação Amazônica Tambor na Mata

Temática
Resgate cultural
Plano de Intervenção
Desenvolver um plano que promova o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes negros, quilombolas e ribeirinhos, tendo como foco a valorização e preservação das manifestações culturais e ambientais do território.
Oriximiná – PA
Associação dos Amigos do Menino Jesus

Temática
Abandono escolar e distorção idade-série
Plano de Intervenção
Promover a integração de crianças, adolescentes e jovens por meio da parceria entre CREAS, CRAS, Caritas, SEMED e CAPS da cidade de Óbidos. A proposta é minimizar a vulnerabilidade social através do direito à educação e da melhoria dos indicadores sociais.
Óbidos – PA
Associação Paraense de Apoio às Comunidade Carentes

Temática
Exclusão escolar
Plano de Intervenção
Promover o desenvolvimento de crianças e adolescentes tendo a educação e a cultura como agentes de mudança, oferendo auxílio para o desenvolvimento intelectual, comportamental e de valorização da cultura local, e promovendo reflexões para as políticas públicas.
Cametá – PA
Associação Educacional Esportiva e Social Voz Ativa

Temática
Qualificação profissional
Plano de Intervenção
Despertar o senso crítico e participativo dos jovens e da comunidade por meio da educação, do esporte e da cultura. Busca implementar atividades que abrangem a diversidade, trocando saberes e experiências com parceiros do território.
Manaus – AM
Espaço Cultural Nossa Biblioteca

Temática
Inclusão digital e mltiletramento
Plano de Intervenção
Promover o debate sobre literatura e direitos humanos por meio da valorização da diversidade e de ações voltadas à educação integral. Busca, também, criar espaços de convivência e capacitação tecnológica à comunidade e o fortalecimento institucional.
Belém – PA
Grupo Assistencial Solar do Acalanto

Temática
Desenvolvimento artístico, esportivo e cultural
Plano de Intervenção
Possibilitar o diálogo de crianças e adolescentes ribeirinhos e suas famílias com suas histórias de vida e o contexto em que vivem, fomentando os talentos artísticos locais, o debate sobre diversidade e a valorização do território, com foco na inclusão socioeducativa.
Belém – PA
Instituto Aquífero Alter do Chão

Temática
Educação ambiental
Plano de Intervenção
Fortalecer as comunidades locais e oferecer formação à crianças e adolescente em relação à conservação do meio ambiente, por meio de oficinas socioambientais, mas também por atividades culturais, artísticas, sociais, físicas e intelectuais.
Santarém – PA
Instituto Peabiru

Temática
Situações de risco (gravidez na adolescência, ISTs, trabalho infantil)
Plano de Intervenção
Realizar ações pelo fortalecimento de lideranças comunitárias adolescentes e aprimorar a atuação do Instituto Peabiru pela defesa e proteção dos direitos de crianças e adolescentes e suas famílias na Amazônia.
Belém – pA
Instituto Transformando Vidas (ITV)

Temática
Situação de risco (violência, gravidez na adolescência, ISTs)
Plano de Intervenção
Desenvolver oficinas de informática, música e atividades de convivência com objetivo de fortalecer os vínculos e favorecer a superação de situações de riscos e vulnerabilidades sociais, bem como trabalhar a diversidade e o protagonismo social de famílias do território.
Manaus – AM
Núcleo de Desenvolvimento Humano e Econômico de Marabá – NDHE Marabá

Temática
Exclusão escolar
Plano de Intervenção
Desenvolver novas tecnologias sociais e experiências transformadoras no âmbito da educação integral, com objetivo de garantir os direitos de crianças e adolescentes e contribuir para a promoção da inclusão e fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.
Marabá – PA
Associação Bem Faz Bem

Temática
Evasão escolar
Plano de Intervenção
Promover ações socioeducativas, de saúde e de responsabilidade ambiental para o território, viabilizando acolhida, aprendizado mútuo, respeito às diversidades, com objetivo de ampliar os laços afetivos, a criatividade e o protagonismo de crianças e adolescentes.
Campos de Goytacazes – RJ
Casa da Cultura – Centro de Formação Artística e Cultural da Baixada Fluminense

Temática
Acesso à cultura
Plano de Intervenção
Fomentar articulação conjunta entre famílias, escolas, OSCs e governo para a transformação do território local em Território Educador, através da proposição de políticas públicas e atuação na garantia de condições para o desenvolvimento de crianças e adolescentes.
São João do Meriti – RJ
Instituto Hórus/Instituto Hoju

Temática
Exclusão escolar, Educação integral, Inclusão digital
Plano de Intervenção
Propiciar a emancipação da população afropindorâmica descendente (crianças e adolescentes de periferias do Morro da Mangueira), por meio de ferramentas e conteúdos que valorizem a diversidade étnico-cultural nas linguagens audiovisual, escrita, falada e libras.
Rio de Janeiro – RJ
ONG Vokuim

Temática
Acesso à cultura
Plano de Intervenção
Proporcionar atenção às diversidades do território, com debates, oficinas, atividades para crianças e adolescentes e ações em rede (comunidade) para atender meninas, meninos, pessoas com deficiência (PCD), negros, LGBTQIA+, crianças vítimas de abuso ou violência sexual.
Rubim – MG
Associação Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo

Temática
Situações de risco
Plano de Intervenção
Desenvolvimento integral de adolescentes para a transformação da periferia do Cristal e Morro Santa Tereza, acolhimento diário (telecentro, biblioteca e cursinho pré-vestibular), oficinas socioculturais integradas à diversidade e articulação de rede protetiva local.
Porto Alegre – RS
Associação Refúgio

Temática
Escolaridade
Plano de Intervenção
Promover o desenvolvimento sustentável local levando atividades complementares ao ensino regular para promover a educação integral (social, física, cultural, intelectual e emocional) de crianças e adolescentes moradores do Parque Residencial Ana Rosa e região.
Cambé – PR
Centro de Integração de Redes Sociais e Culturas Locais – CIRANDAR

Temática
Escolaridade
Plano de Intervenção
Atender, pelo Centro de integração de redes, 50 crianças e adolescentes da comunidade Chocolatão, buscando o desenvolvimento integral (cultural, emocional, afetivo, intelectual, corporal e social) e contemplando a diversidade, junto com instituições do território.
Porto Alegre – RS
Proame Cedeca Bertholdo Weber

Temática
Situações de risco
Plano de Intervenção
Fortalecer a mobilização de recursos, dando continuidade e qualificando as ações junto ao território, priorizando a diversidade, o respeito e protagonismo de grupos de adolescentes, famílias e comunidade, para a efetivação do direito ao lazer e convivência comunitária.
São Leopoldo – RS
Conheça as etapas do Programa Itaú Social UNICEF
Adesão
Etapa de cadastramento da OSC no Programa. Podem aderir OSCs de todo o Brasil que realizem ações diretas com e para crianças e adolescentes na perspectiva da educação integral e inclusiva e que atendam aos demais critérios do regulamento.
Percurso formativo
O percurso é composto por um conjunto de ações formativas que visam contribuir para a reflexão e a prática das organizações em relação às suas trajetórias e atuações, além de aprofundar a escuta de seus territórios. Nesta etapa, são realizadas diversas atividades que propõem às OSCs rever seus objetivos, ações, metas e propostas, considerando os eixos do Programa: desenvolvimento institucional; desenvolvimento integral de crianças e adolescentes; e articulação no território. Ao final do percurso, as organizações devem elaborar um Plano de Intervenção em sua comunidade com indicação de resultados a serem alcançados.
Avaliação e seleção
Etapa de análise das produções das OSCs concluintes do percurso formativo. Realizada em 3 fases: 1. avaliação e seleção por profissionais especialistas de diferentes áreas do conhecimento, voluntários do Itaú e colaboradores das instituições parcerias; 2. avaliação das 80 OSCs selecionadas na fase anterior pelas próprias OSCs participantes; e 3. Comitê Final composto por Itaú Social, UNICEF, Cenpec e parceiros do Programa para definição das 40 OSCs que receberão assessoria técnica e fomento financeiro. Todo o processo avaliativo é orientado a partir de critérios técnicos e de vulnerabilidades socioeducacionais.
Assessoria técnica e fomento financeiro
Etapa com duração de 18 meses, na qual 40 OSCs contam com fomento financeiro de até R$ 100.000,00 e acompanhamento a distância e por visitas técnicas para implementação de seus Planos de Intervenção.
Rede pela educação integral e inclusiva
Constituição de rede virtual colaborativa pela educação integral e inclusiva de crianças e adolescentes aberta a todas as OSCs inscritas no Programa.