De Norte a Sul, se tece uma rede formativa pela educação integral e inclusiva de crianças e adolescentes
O período de adesão ao Programa Itaú Social UNICEF estendeu-se até domingo, 23/08. Ao longo de um mês, instituições de todo o país se mobilizaram para participar, divulgar e apoiar OSCs a fazer sua adesão à iniciativa. O resultado deste esforço coletivo deu frutos: 1.794 OSCs concluíram seus cadastros para participar da iniciativa! Deste total, serão analisados os dados cadastrados para verificar a adequação ao regulamento e o ingresso no percurso formativo.
Entre as inscritas, estão presentes instituições das cinco regiões (veja gráfico ao lado), representadas pelos 26 estados mais o Distrito Federal.
Em relação às áreas de atuação, as principais são: assistência social (38,5%), educação (23,5%), arte e cultura (14,5%), esporte e recreação (7%), educação e saúde (6%), direitos humanos (5%), educação e meio ambiente (4,5%) e educomunicação (1%).
Diante de tamanha multiplicidade, as possibilidades de troca de experiências para a construção de formas inovadoras e colaborativas de se pensar e implementar a educação integral e inclusiva nos territórios são muito promissoras.
Milena Duarte, coordenadora de Fomento do Itaú Social, comemora:
“Estamos muito contentes com os números por trás das inscrições do Programa Itaú Social UNICEF. As ações de divulgação e mobilização promovidas pelo programa e pela rede de organizações parceiras conseguiram garantir a representação de todas as regiões e todos os estados brasileiros. Além disso, recebemos um número expressivo de OSCs das regiões Nordeste, Centro-Oeste e Norte, onde temos sempre um desafio maior em termos de adesão em virtude das desigualdades que ainda marcam nosso país. Seguimos com muito ânimo para próxima etapa, o percurso formativo, e com a possibilidade de estar em diálogo, aprender e apoiar OSCs a olhar de forma mais estratégica e sólida para si mesmas com o intuito de qualificar o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes de todo o país.”
Julia Ribeiro, Oficial de Educação do UNICEF Brasil, complementa:
“A perspectiva de equidade é uma premissa fundamental no desenvolvimento do Programa Itaú Social UNICEF. É muito potente olhar para as inscrições do Programa e perceber que conseguimos alcançar organizações da sociedade civil em todos os estados brasileiros, em especial aquelas presentes nessas regiões, que vivenciam um contexto mais desafiador em relação à garantia dos direitos de crianças e adolescentes. Estamos ansiosos pelo início do processo formativo, pois acreditamos que será um espaço frutífero para reflexão das OSCs em relação à sua atuação no território, sua missão, seus desafios para que possam criar, de forma colaborativa, uma proposta de intervenção que nasça das demandas e potências de seus territórios. Esse é o convite do Programa, pois acreditamos que o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes precisa ser pensado de forma participativa, colaborativa e articulada”
Três estações de um percurso
Agora, ingressamos em uma nova etapa do Programa. De 31/08 a 06/12/20, as OSCs consideradas aptas de acordo com os critérios do edital irão participar do nosso percurso formativo. Com carga horária total prevista de 60 horas, o percurso convida as participantes a reflexões e práticas em torno da educação integral e inclusiva desenvolvida por elas.
Mas como as atividades desse percurso podem contribuir para o trabalho das OSCs? Giselle Rocha, técnica do Programa pelo CENPEC Educação, explica:
“As organizações irão refletir sobre o que estão fazendo em sua prática pedagógica; como estão seus processos de gestão, o desenvolvimento institucional; e como esses dois campos dialogam com o território em que estão inseridas. Logo, ao se desafiar a pensar sobre esses eixos, os participantes poderão contribuir para o aperfeiçoamento dos trabalhos das OSCs.”
Giselle conta como serão abordados os três eixos do Programa, ou seja: desenvolvimento institucional; desenvolvimento integral de crianças e adolescentes; e articulação no território.
“Esses eixos serão trabalhados ao longo do percurso formativo, composto por três momentos, ou estações. As estações são denominadas: ‘Olhar para dentro’, ‘Olhar para fora’ e ‘Plano de intervenção’, respectivamente.”
Para isso, explica a educadora, algumas estratégias estão sendo pensadas:
“Durante o percurso de cada estação, são propostas atividades práticas para que as organizações reflitam sobre sua própria atuação em torno dos três eixos: o trabalho que desenvolvem com as crianças e os adolescentes, seu modo de gestão e como essas questões se articulam com o território em que estão inseridas.”
Múltiplos olhares tecem novas tramas
A Estação 1, que se inicia no dia 31/08, com a abertura do percurso formativo às OSCs consideradas aptas pelo regulamento, convida as participantes a olhar para dentro. O objetivo é que cada uma, em diálogo com as parceiras do percurso e com as mediadoras e os mediadores, observe sua atuação, revisite sua missão e seus processos de gestão.
Nessa revisão de trajetórias, será fundamental abrir espaço a diferentes vozes e olhares.
“Os participantes serão provocados a pensar sobre o território em que vivem tanto pelo olhar de todos os profissionais da OSC, bem como pelo olhar da família, comunidade e crianças e adolescentes. A soma desses saberes trará um aprofundamento de quais são os desafios do lugar onde vivem”, afirma Giselle.
Nesse sentido, a colaboração será um ingrediente indispensável:
“A cada estação, as OSCs são convidadas a chamar esses públicos a participarem de algumas reflexões e proposições. É um percurso coletivo e colaborativo, feito de muitos olhares”, ressalta a educadora.
A fim de promover o compartilhamento de experiências em torno de suas práticas educacionais, as turmas serão organizadas por região. Assim, serão formadas cinco salas no Google Sala de Aula. Por exemplo, as OSCs que se localizam no Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima etc. vão se reunir na regional Norte. Organizações de Pernambuco, Bahia, Paraíba, Ceará se encontrarão na regional Nordeste. E assim por diante
“A ideia de se realizar essa divisão foi para favorecer a troca entre as organizações da mesma região no Mural da Sala, local em que poderão conversar e trocar experiências”, conta Giselle.
E qual será o papel dos mediadores ao longo desse percurso?
“Os mediadores e as mediadoras são fios fundamentais em nossa trama. Eles acompanharão, orientarão e apoiarão as OSCs ao longo de todo o percurso formativo. Suas principais atribuições são favorecer a troca e a colaboração entre as organizações; proporcionar espaços de reflexão e indicar referências para as organizações; apoiar no planejamento das atividades”, revela Giselle.
Live de boas-vindas!
No dia 31/08, às 10h, iniciou-se o percurso formativo com a live de boas-vindas ao percurso formativo. Durante o evento, que teve a participação de mais de 1.200 pessoas, a equipe do Programa conversou com as OSCs consideradas aptas segundo o edital sobre orientações de acesso ao ambiente virtual, conteúdos e dinâmicas das estações, papel dos mediadores, entre outras questões. As dúvidas das participantes foram respondidas ao vivo.
Caso não tenha assistido à live, assista agora:
Live boas-vindas Programa Itaú Social UNICEF
Sua OSC fez a adesão? Então, fique atento(a) à confirmação em seu e-mail (Gmail) cadastrado. Caso os dados cadastrais estejam adequados ao regulamento, a organização receberá uma mensagem para participar.
A mensagem de confirmação para ingresso no Google Sala de Aula virá em nome do Programa Itaú Social em sua caixa de entrada. Caso não receba, procure na caixa de spam. Para mais informações ou dúvidas, entre em contato com nossos canais de comunicação abaixo.