Organizações de diversas regiões do país se mobilizam para participar do Programa! 

Conheça as ações que estão sendo desenvolvidas por OSCs
para tirar dúvidas sobre como aderir à iniciativa.

Desde o lançamento, em 20 de julho, o Programa Itaú Social UNICEF tem recebido a adesão de diversas Organizações da Sociedade Civil que atuam com crianças e adolescentes na perspectiva da educação integral e inclusiva. 

Entre as OSCs que já fizeram a adesão para participar de nosso percurso formativo, a maioria atua na área de assistência social (42%), seguida pelas áreas de educação (22%) e de arte e cultura (16%). Em terceiro lugar, empatadas (6% cada), estão as OSCs que atuam com esporte e recreação e direitos humanos. Por fim, temos adesões nas áreas de educação e meio ambiente (4%), educação e saúde (3%) e educomunicação (1%).

Mobilização nos territórios

 Leonildo Moura/Giral
Leonildo Moura/Giral

Diversas ações estão sendo realizadas pelas OSCs a fim de difundir a proposta formativa do Programa a outras organizações presentes nos territórios em que atuam. Entre essas ações, estão a divulgação de nossos materiais pelas redes sociais e a realização de lives e rodas de conversa on-line com organizações parceiras para apresentar a concepção e o formato do Programa, e tirar possíveis dúvidas sobre a adesão. Além da grande importância para difundir a nova proposta, o trabalho em colaboração com as instituições locais é a realização de um dos objetivos do Programa: o fortalecimento coletivo das organizações.

No dia 30/07, a Giral – Desenvolvimento Humano e Local, OSC com sede em Glória do Goitá, na zona da mata pernambucana, realizou uma live em seu canal no YouTube e Instagram com a participação dos parceiros na região. “Mobilizamos OSCs de alguns municípios: Glória do Goitá, onde fica nossa sede; Feira Nova, Lagoa do Itaenga, Pombos, Limoeiro, Ouricuri no Sertão do Estado e região metropolitana do Recife”, conta Leonildo Moura, presidente da Giral. 

A organização articula pessoas e parcerias com foco na educação integral de crianças, adolescentes, jovens e suas famílias, por meio de formações que contribuem para o desenvolvimento educacional, cultural e local. “As OSCs aqui na região estão bem animadas para participar. São instituições de vários portes (pequenas, médias e grandes), mas todas com muita vontade de aprender mais, compartilhar conhecimentos com as outras”, afirma Leonildo.

Iniciativas de apoio à comunidade na pandemia. Instituto Atleta Bom de Nota
Iniciativas de apoio à comunidade na pandemia. Instituto Atleta Bom de Nota

Por sua vez, o Instituto Atleta Bom de Nota, que atende crianças e adolescentes de 6 a 16 anos no contraturno escolar, oferecendo atividades de esporte, educação, cultura e qualificação profissional, organizou, no dia 06/08, a primeira roda de conversa via Google Meet.

A conversa, que teve a mediação de Mariana Cetra, técnica do Programa Itaú Social UNICEF pelo CENPEC Educação, envolveu  61 OSCs do estado do Paraná, onde se localiza o Instituto. A OSC, sediada no município de Pinhais, realizará mais duas rodas de conversa, desta vez com a participação de instituições de Santa Catarina (13/08) e do Rio Grande do Sul (20/08), informa o professor Gil Brasil, líder do Instituto. A OSC também divulgou o Programa em suas redes sociais, bem como nas redes de iniciativas que integram, como: Rede Esporte pela Mudança Social (REMS), Voluntários Ambev e Volkswagen na Comunidade.

Adaildo Benedito/Agentes da Paz
Adaildo dos Santos/Agentes da Paz

Já no Rio Grande do Norte, a Agentes da Paz realizou, no dia 30/07, uma roda de conversa via Google Meet com 29 OSCs de Currais Novos e Lagoa Nova, onde a OSC desenvolve projetos, e de outros municípios da região oeste e da capital do estado.  “A dúvida principal foi sobre a nova dinâmica do programa e sobre quais organizações poderiam participar do edital”, conta Adaildo Benedito dos Santos mobilizador e captador de recursos da organização, que atua na perspectiva do desenvolvimento integral e da inclusão, promovendo a autonomia e o fortalecimento de habilidades socioemocionais de crianças e adolescentes.

Em Crateús (CE), a Associação Escolinha Espaço Jovem Clube (Aseejoc) organizou, no dia 04/08, uma roda de conversa on-line com 10 OSCs do território e parceiros de outras localidades do estado. “A recepção foi positiva e percebida como programa inovador e demonstraram bastante motivação e interesse em aderir ao programa”, afirma o gestor geral da OSC, Edivan Vieira Barros. A roda de conversa foi um momento propício para dúvidas e questionamentos, que são esperados por se tratar de um programa inovador, reflete. “Um dos questionamentos foi o motivo da participação exclusiva de OSCs, sendo que escolas e projetos não poderão participar diretamente da adesão e sim como elementos auxiliares das OSCs participantes”, conta o gestor.

Edivan Vieira Barros/Aseejoc
Edivan Vieira Barros/Aseejoc

O Programa é voltado a organizações da sociedade civil. São elas que devem fazer a adesão para participar do percurso formativo a fim de desenvolver um plano de intervenção no território e concorrer à assessoria técnica e ao fomento financeiro. No entanto, não apenas os profissionais das OSCs inscritas, mas também o público atendido, suas famílias e parceiros, entre eles escolas, poderão participar da formação. A presença destes sujeitos no percurso formativo será muito importante para a construção de ações de fato colaborativas. 

Letícia Araújo Moreira da Silva, coordenadora do Programa pelo CENPEC Educação
Letícia Moreira da Silva/CENPEC

Letícia Araújo Moreira da Silva, coordenadora do Programa pelo CENPEC Educação, explica:

“O papel das escolas é fundamental para potencializar a educação integral e inclusiva nos territórios. Elas são grandes parceiras e podem ser mobilizadoras do Programa, apresentando a proposta às OSCs de seu entorno e apoiando-as a participar. Além disso, algumas atividades do percurso formativo envolvem a escuta da comunidade e de instituições parceiras, entre elas as escolas.”

Expectativas sobre o Programa

Refletir e criar em rede outros caminhos para a educação integral e inclusiva tem sido uma grande motivação para as OSCs que cotidianamente conferem sentido ao trabalho pela garantia do direito à aprendizagem de crianças e adolescentes em diferentes tempos e espaços.

O professor Gil Brasil celebra a iniciativa do Programa e afirma:

“A equipe do Instituto Atleta Bom de Nota está unida para realizar a formação e aplicar em nossa organização. Agradecemos a oportunidade de várias instituições participarem desse processo e temos certeza que esta semente irá florescer e dar muitos frutos”.  

Leonildo Moura também comemora:

“Nós da Giral estamos com muitas expectativas em poder participar do Programa. Acreditamos que essa formação irá contribuir com a qualidade nos serviços, programas e projetos que realizamos. Entendemos que conhecer experiências de outras OSCs do território e estabelecer redes só nos fortalece ainda mais”, revela.

Já Adaildo Benedito dos Santos destaca as seguintes expectativas de participação da Agentes da Paz:

“Esperamos ampliar nossa capacidade e qualidade de atendimento, pois a equipe estará participando ativamente da formação promovida pelo Programa. Desde já, foram realizadas reuniões iniciais entre as equipes que atuam nas duas cidades com a finalidade de discutir estratégias de participação.”

Por sua vez, Edivan Barros, da Aseejoc, ressalta como benefício a possibilidade de aprofundar o diálogo com outros sujeitos do território como um dos atrativos do Programa.

“O formato proporciona maiores chances de contemplação dos benefícios propostos e a possibilidade de sairmos da zona de conforto, uma vez que as atividades serão realizadas junto a comunidade, considerando seus anseios, perfil e necessidades dentro do seu território”, reflete.

Faça parte desta iniciativa!

A etapa de adesão ao Programa Itaú Social UNICEF está em andamento! Sua organização tem dúvidas se pode aderir? Assista ao vídeo:

Acesse nossa página de adesão e faça o cadastro dos dados institucionais de sua organização. Se sua OSC já iniciou o cadastro, confira se todos os dados solicitados foram preenchidos, clique em enviar e aguarde a confirmação para participar do percurso formativo! 

Distribuição das vagas por região

Na etapa de avaliação e seleção das OSCs para concorrer à assessoria técnica e ao fomento financeiro, que acontecerá no início de 2021, o Programa segue critérios de vulnerabilidades socioespaciais, conforme definidos no regulamento. Assim, a porcentagem de vagas por região é a seguinte:

  • Região Norte: 30% – até 12 OSCs
  • Região Nordeste: 30% – até 12 OSCs
  • Região Centro-Oeste: 20% – até 8 OSCs
  • Região Sudeste: 10% – até 4 OSCs
  • Região Sul: 10% – até 4 OSCs
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O período de adesão ao Programa vai até 21/08 às 17h59 (horário de Brasília). Participe!

Como aderir ao Programa? Saiba na Live Tira-Dúvidas 

No dia 11/08, foi realizada uma Live Tira-Dúvidas para apoiar as OSCs interessadas em aderir ao percurso formativo. A conversa, conduzida por Letícia Moreira da Silva e Mariana Cetra (CENPEC Educação), teve a presença de Fernanda Andrade (Itaú Social) e Juliana Sartori e a participação de organizações de várias regiões. 

De qual educação integral e inclusiva estamos falando? Educação integral é igual a educação em tempo integral? Como desenvolver a articulação com o território e as culturas locais? Qual é o valor da diversidade no Programa? Esses foram alguns dos temas tratados. Além disso, a equipe técnica detalhou aspectos do formato, objetivos e conteúdos da formação. Perguntas que não foram respondidas em tempo real devem ser encaminhadas à Central de Atendimento – 0800 701 7104  – ou a outros canais de comunicação do Programa.

Se não pode participar ao vivo, assista agora na íntegra:

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