A arte do encontro: Assistência social e trabalho com famílias 

Qual é a origem da Política Nacional de Assistência Social (PNAS, 2004) e no que ela se diferencia do modelo de assistencialismo, até então vigente no Brasil? Como qualificar o trabalho com famílias em situação de vulnerabilidade e/ou de risco social para a garantia de direitos socioassistenciais e a superação dessas situações?

Capa do Caderno de Textos (NECA, 2020).
Capa do Caderno de Textos (NECA, 2020).

Com o objetivo de refletir sobre questões fundamentais na esfera da Assistência e da Proteção Social, a Associação de Pesquisadores e Formadores da Área da Criança e do Adolescente (NECA) disponibilizou um conjunto de vídeoaulas e um Caderno de Textos. Esses materiais foram desenvolvidos no âmbito do projeto Inovações Metodológicas para o Trabalho Social com Famílias no Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Mas como esse trabalho pode colaborar com a educação integral e inclusiva de crianças e adolescentes? Para contar um pouco mais sobre o projeto, conversamos com Lucas Souza de Carvalho. Educador social, graduado em Psicologia, Lucas tem experiência com formação, supervisão clínico-institucional para equipes do SUAS e desenvolve metodologias de trabalho social. Tem experiência em atendimento de crianças, adolescentes, jovens e famílias em situação de rua,  jovens em cumprimento de medida socioeducativa de internação e em meio aberto e com grupos de jovens em situação de desacolhimento institucional (que estão saindo ou saíram recentemente dos abrigos) por maioridade.  No Programa Itaú Social UNICEF, Lucas atua como mediador com OSCs da Região Nordeste.

Além de autor de “Práticas do trabalho social”, um dos capítulos que compõem o Caderno de Textos, o educador foi formador e facilitador no curso oferecido pelo projeto. Lucas também é autor da videoaula “A Arte do Encontro”, que faz parte da série Trabalho social com famílias no SUAS. No vídeo, ele relata experiências pessoais e profissionais que o formaram como educador social. Entre outros temas, Lucas fala sobre a importância de se promover encontros: “todo encontro tem a potência de ser um bom encontro”.

Lucas Souza de Carvalho

A Arte do Encontro é um convite para refletirmos sobre como estão nossas Ações, nossos Encontros, Posturas, Decências, ‘Bunitezas’ e Seriedades. Sobre como estamos nos relacionando com o público atendido (famílias, Jovens e crianças) seja nos serviços públicos, seja nas OSCs.  Sobre encontros de pessoas com pessoas. Sobre o formar-se Educador, permanentemente, nas práticas e nas reflexões sobre nossas práticas.

Essa prosa busca produzir inspiração aos processos da educação social, sem pretender alcançar todo o espectro da educação integral e inclusiva, fortemente trabalhados pelo Programa Itaú Social UNICEF. Assim, pode produzir um bonito diálogo com as equipes que trabalham com crianças e jovens na defesa da garantia de seus direitos.”

Lucas Souza de Carvalho

Confira a videoaula:

A Arte do Encontro integra um conjunto de seis videoaulas, que somadas ao Caderno de Texto, fazem parte do material produzido pelo NECA no Projeto Inovações Metodológicas para o Trabalho Social com Famílias no SUAS. Assista aos demais vídeos do projeto na playlist Trabalho social com famílias, na TV NECA, canal da instituição no YouTube.


Inovações Metodológicas para o Trabalho Social com Famílias no SUAS

Este projeto é uma realização do NECA com patrocínio da Petrobrás, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo através da sua Diretoria Regional do Vale do Paraíba, com as Secretarias Municipais de Assistência Social de Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela, e principalmente com suas equipes dedicadas à garantia de direitos, que acreditaram e participaram ativamente dessa construção.

Coordenado pela professora Maria Angela Maricondi, o projeto se desenrolou ao longo de dois anos, em que um grupo de profissionais escolhidos foi preparado para formar outros profissionais das equipes do SUAS dos quatro municípios participantes. 

Dos 54 alunos selecionados, 43 foram certificados como reeditores(as) do projeto, ou seja, como pessoas com capacidade de interpretar e ampliar mensagens de acordo com as necessidades encontradas em suas realidades. Ao disseminar essa coleção de vídeos e Caderno de Textos, o NECA busca “qualificar a prática cotidiana de mais profissionais que atuam na promoção dos direitos das famílias usuárias do SUAS”.

Para saber mais sobre o projeto “Inovações metodológicas para o trabalho social com famílias no SUAS”, acesse o Caderno de Textos (NECAS, 2020). Essa publicação contém artigos originais escritos pelas professoras e professores responsáveis pela formação. Os textos tratam de temas como: fundamentos do modelo brasileiro de proteção social e trabalho social com famílias; metodologias participativas com ênfase nas ações coletivas e oficinas de reflexão, convivência e ação; grupos operativos e práticas de trabalho social.

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