Como participar
Saiba como aderir e quais serão as etapas do Programa Itaú Social UNICEF.
Adesão
Atenção: Nosso site oficial de inscrição, o Prosas, está apresentando instabilidade. Caso não consiga acessá-lo para fazer a inscrição, ou já iniciou, mas não consegue conclui-la, clique aqui e preencha o formulário para garantir seu credenciamento.
Obs: é necessário ter ou criar uma conta no Gmail para iniciar o acesso.
Assista ao vídeo tutorial para entender o passo a passo da adesão
As OSCs consideradas aptas nessa análise participarão do percurso formativo
via Google Sala de Aula (disponível em breve e restrito às OSCs que aderirem).
Percurso formativo
- desenvolvimento institucional;
- desenvolvimento integral de crianças e adolescentes;
- articulação no território.
A temática da diversidade estará presente de maneira transversal, a fim de estimular as OSCs a refletir e propor ações para o enfrentamento de preconceitos de raça/etnia, gênero, sexualidade e pessoa com deficiência.
Estação 1
Olhar para dentro
(31/08 a 18/12)
Elaboração de diagnóstico consistente da OSC por meio da visita à sua história no território, suas articulações e a relação com o público atendido.
Estação 2
Olhar para fora
(07/10 a 18/12)
Convite à ampliação da escuta, incluindo parcerias presentes no território, observação das potencialidades e demandas locais, e reflexão sobre as ações desenvolvidas.
Estação 3
Plano de Intervenção
(03/11 a 29/01/2021)
Com base nas produções das Estações 1 e 2, as OSCs serão convidadas a desenvolver seus planos de intervenção com propostas de mudanças e os resultados esperados.
Avaliação e seleção
Etapa 1
Seleção de 80 OSCs
(31/08 a 15/11)
- Todas as organizações que concluírem o percurso formativo serão avaliadas por profissionais de diferentes áreas do conhecimento, indicados pelos organizadores do Programa.
- Serão selecionadas 80 OSCs para a segunda etapa.
Etapa 2
Pré-seleção das 40 OSCs
(07/10 a 15/11)
- As 80 OSCs selecionadas na 1a etapa irão participar de uma avaliação colaborativa entre pares, ou seja, desempenharão o papel de avaliadoras. Cada OSC irá avaliar outra organização que atue em uma região brasileira diferente da sua.
Etapa 3
Seleção final das 40 OSCs
(02/11 a 06/12)
- O Comitê de Avaliação e Seleção, composto por representantes das instituições responsáveis pelo Programa (Itaú Social, UNICEF e CENPEC Educação e parceiros do Programa), definirá as 40 OSCs que receberão assessoria técnica e fomento financeiro para implementação de seus planos de intervenção.
A avaliação levará em conta critérios de vulnerabilidades socioeducacionais e critérios técnicos para fazer a seleção dos planos de intervenção.
Assessoria técnica e fomento financeiro
- participar de canais de comunicação com as outras OSCs selecionadas para compartilhar aprendizados e desafios frente à implementação dos planos;
- mobilizar diferentes atores de seus territórios para a constituição de um grupo comunitário local que irá acompanhar a execução dos planos;
- elaborar registros sistemáticos da implementação dos planos, conforme orientação e apoio técnico dos organizadores do Programa com vistas a avaliar as ações desenvolvidas e o alcance dos resultados previstos.