Dúvidas? Fale conosco
Dúvidas frequentes
Ao longo do percurso formativo, figuras importantes estarão atuando próximo às OSCs: os mediadores. Durante as três estações, os mediadores oferecerão suporte pedagógico para a finalização das tarefas propostas e do plano de intervenção.
O suporte tecnológico a distância para esclarecimento de dúvidas sobre o ambiente virtual será feito pela Central de Atendimento do Programa via 0800 701 7104 por telefone horário de atendimento das 9h às 17h e WhatsApp das 8h às 20h (horário de Brasília) ou pelo formulário abaixo.
- coerência entre as atividades realizadas ao longo das estações e do plano de intervenção elaborado;
- plano de intervenção que contemple:
- ações relativas a cada um dos três eixos do Programa (desenvolvimento institucional, desenvolvimento integral e articulação no território);
- proposição de iniciativas que considerem e contribuam para o enfrentamento e o combate ao preconceito étnico/racial, gênero, sexualidade e de pessoas com deficiência;
- detalhamento dos resultados que se pretende alcançar;
- cronograma de atividades detalhado e orçamento para implementação e execução do plano de intervenção.
Com base em critérios de vulnerabilidades socioeconômicas e educacionais, o Programa irá priorizar organizações localizadas nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste para garantir a equidade na distribuição das vagas de fomento pelo território brasileiro. A proporção será a seguinte:
- Região Norte: 30% – até 12 OSCs
- Região Nordeste: 30% – até 12 OSCs
- Região Centro-Oeste: 20% – até 8 OSCs
- Região Sudeste: 10% – até 4 OSCs
- Região Sul: 10% – até 4 OSCs
Caso não sejam preenchidas as vagas reservadas para cada região, as vagas excedentes poderão ser remanejadas a exclusivo critério dos organizadores e seguindo a proporção de regiões priorizadas.
As 80 OSCs selecionadas na primeira etapa irão participar da avaliação colaborativa entre pares, ou seja, desempenharão o papel de avaliadoras das OSCs de outras regiões brasileiras que participaram do percurso formativo. Cada OSC selecionada receberá as devidas instruções, material e prazos para realizar a avaliação de acordo com orientações e critérios de elegibilidade fornecidos. Esta é uma etapa obrigatória para as 80 OSCs selecionadas na 1ª etapa.
A avaliação e seleção final das 40 OSCs caberá ao comitê de avaliação e seleção, composto por parceiros e representantes das instituições responsáveis pelo Programa: Itaú Social, UNICEF e CENPEC Educação.
Para receber a assessoria técnica e o fomento financeiro, a implementação de cada um dos 40 planos de intervenção das organizações selecionadas será monitorada por meio de visitas técnicas e/ou reuniões a distância com a presença dos organizadores do Programa. Esse processo terá a duração de 18 meses a partir de um cronograma a ser construído e validado com os participantes.
Durante esse período, as organizações selecionadas deverão elaborar registros sistemáticos da implementação dos planos de intervenção, conforme orientação e apoio técnico dos organizadores do Programa. O objetivo desses registros é possibilitar a avaliação das ações desenvolvidas e o alcance dos resultados previstos no plano de intervenção.
Fale conosco
Em caso de dúvidas entre em contato conosco pelo e-mail contato@programaitausocialunicef.org.br