Como participar

Adesão

O que é?

Adesão das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) ao Programa.

Quem pode participar?

OSCs de todo o Brasil que realizem ações diretas com e para crianças e adolescentes na perspectiva da educação integral e inclusiva há pelo menos um ano.

Período?

De 20/07 a 23/08
(adesão ao percurso formativo).

Como aderir?

Cadastro na plataforma Prosas.
Obs: é necessário ter ou criar uma conta no Gmail para iniciar o acesso.

Os dados cadastrados passarão por análise preliminar. As OSCs consideradas aptas nessa análise participarão do percurso formativo via Google Sala de Aula.

Formação

O que é?

Conjunto de atividades que visam contribuir com a reflexão e a prática das organizações em relação à sua trajetória e atuação, além de aprofundar a escuta do território em que atuam. O resultado será o planejamento de um plano de intervenção que indique resultados e metas que se pretende alcançar. 

Quem participa?

As OSCs que fizeram a adesão e forem consideradas aptas a participar. 

Período?

De 31/08 a 05/12

ponto de chegada

Objetivo?

Apoiar as OSCs na elaboração de seu plano de intervenção no território, com foco nos resultados para uma educação integral e inclusiva de qualidade.

Escuta e colaboração

As atividades do percurso envolvem a escuta e a participação tanto dos profissionais das organizações como do público atendido.

Eixos do Programa

As atividades tratam de temas relacionados aos três eixos:

  • desenvolvimento institucional;
  • desenvolvimento integral de crianças e adolescentes;
  • articulação no território.

A temática da diversidade estará presente de maneira transversal, a fim de estimular as OSCs a refletir e propor ações para o enfrentamento de preconceitos de raça/etnia, gênero, sexualidade e pessoa com deficiência

Como é composto?

O percurso é organizado em 3 Estações, cada uma com duração de 1 mês na plataforma Google Sala de aula:

Estação 1

Olhar para dentro

(31/08 a 02/11)

Elaboração de diagnóstico consistente da OSC por meio da visita à sua história no território, suas articulações e a relação com o público atendido.

Estação 2

Olhar para fora

(01/10 a 02/11)

Convite à ampliação da escuta e observação sobre as potencialidades e demandas do território e a reflexão sobre as ações desenvolvidas.

Estação 3

Plano de Intervenção

(03/11 a 05/12)

Com base nas produções das Estações 1 e 2, as OSCs serão convidadas a desenvolver seus planos de intervenção com propostas de mudanças e os resultados esperados de acordo com os  três eixos do Programa.

Como será a mediação e o suporte técnico?

Ao longo das três Estações, as OSCs contarão com parceiros importantes: os mediadores. Eles farão acompanhamento on-line de cada OSC, oferecendo apoio pedagógico para realização das tarefas propostas e do plano de intervenção.
O suporte técnico para dúvidas sobre o ambiente virtual será feito pela Central de Atendimento do Programa  
 0800 701 7104  e contato@programaitausocialunicef.org.br

O que é o plano de intervenção?

É uma proposta de ação transformadora no território, fruto da reflexão colaborativa desenvolvida entre os profissionais das organizações e o público atendido ao longo do percurso formativo. 
Cada OSC deverá elaborar seu plano de intervenção apontando ações, estratégias e processos relacionados ao desenvolvimento institucional, ao desenvolvimento integral e à articulação no território. 
O documento deve definir os resultados esperados para uma educação integral e inclusiva de qualidade e os resultados com os quais a OSC se compromete durante a implementação da proposta.

Avaliação e seleção

Como acontecerá?


Os planos de intervenção produzidos serão avaliados segundo critérios técnicos e de vulnerabilidades socioeducacionais para seleção das 40 OSCs que receberão fomento técnico-financeiro de até R$ 100.000,00 cada uma para implementação do plano de intervenção apresentado. Esse fomento será regulamentado em contrato a ser firmado entre as OSCs e os organizadores do Programa após divulgação do resultado final.

Período?

 01/02/21 a 12/04/21

Fomento técnico-financeiro

O que é?

Acompanhamento e monitoramento da implementação dos planos por meio de visitas técnicas e/ou reuniões a distância com a presença dos organizadores do Programa.

Suporte financeiro de até R$ 100.000,00 para cada uma das 40 OSCs selecionadas implementarem seus planos de intervenção.

Período?

18 meses contados a partir da data de assinatura do contrato, de acordo com cronograma construído com cada organização fomentada.

como_funciona

Como será o monitoramento?

Ações que as OSCs selecionadas deverão adotar para o acompanhamento da implementação dos planos de intervenção:

  • participar de canais de comunicação com as outras OSCs selecionadas para compartilhar aprendizados e desafios frente à implementação dos planos;
  • mobilizar diferentes atores de seus territórios para a constituição de um grupo comunitário local que irá acompanhar a execução dos planos;
  • elaborar registros sistemáticos da implementação dos planos, conforme orientação e apoio técnico dos organizadores do Programa com vistas a avaliar as ações desenvolvidas e o alcance dos resultados previstos.

Rede pela Educação Integral e Inclusiva de Crianças e Adolescentes

rede e idéias

O que é?

Uma rede virtual colaborativa pela educação integral e inclusiva. 

A ideia é que os pares se fortaleçam na construção coletiva de soluções inovadoras e eficientes. Para isso, terão acesso a materiais do Programa e poderão compartilhar experiências com outras OSCs.